Projeto Bebê de Arroz

POR Danilo Souza 27/11/2017

Prevenção de gravidez na adolescência

Já se tornou tradição no CAT a realização do Projeto Bebê de Arroz como proposta pedagógica para os alunos do 2º ano do Ensino Médio.

O Projeto é baseado nas estatísticas divulgadas pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) de que nosso País está na sétima posição de maior índice de taxa de gravidez adolescente na América do Sul, empatado com Peru e Suriname, segundo dados do período de 2006 a 2015.

Assim, com o objetivo de conscientizar os alunos das dificuldades e prejuízos da gravidez durante a adolescência, o projeto foi criado com o envolvimento de diversas disciplinas, mas também contando com o envolvimento dos pais que se tornam avós durante este curto período: uma semana de cuidados com o bebê de arroz (entra a criatividade) que deve ser alimentado e trocado a cada 3h com horários de banhos e de dormir bem como acompanhar o aluno em todas as suas atividades, sejam escolares, extracurriculares ou no lar. Também neste período, os alunos recebem mensagens dos professores durante a madrugada para serem informados que o bebe precisa de cuidados específicos. Durante o projeto, diversas aulas são voltadas aos temas de orientação sexual, sistema reprodutor masculino e feminino, DSTs e métodos contraceptivo e ao final os quilos de arroz são doados para beneficiar o Mutirão de Natal através de ONGs. 

 

Modelo de Certidão de Nascimento, criado para todos os novos bebês.