História

SOBRE ESTA UNIDADE

Escola Adventista de 1º Grau “Olavo Bilac”, fundada no ano de 1956, na Rua Cruz de Malta, 1201 – Tucuruvi com publicação no Diário Oficial no dia 07/06/1956.

Na ocasião, turmas de 3ª e 4ª séries juntas no período da manhã e 1ª e 2ª séries juntas no período da tarde.

Anos depois:

  • 1985 Primeira turma da 5ª série do curso ginasial autorizado pela  diretoria de ensino.
  • 1986 Implantada a 6ª série.
  • 1987 Implantada a 7ª série.
  • 1988 Implantada a 8ª série.

Em 20 de fevereiro de 1992, a Escola Olavo Bilac, mudou-se para o novo prédio na Avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra, 1816 – Parada Inglesa, o nome o colégio mudou para Colégio Adventista de Tucuruvi.

  •            1994 Implantado o Ensino Médio Noturno
  •            1995 Implantado o 2º Grau Regular e Técnico em Contabilidade e encerrado em 1998.
  •            1999 Implantado o curso de nível médio supletivo no Presídio Romão Gomes.
  •            2001 Implantado o curso de Educação Infantil.

As primeiras professoras do Colégio foram Silvia Helena e Alba Filoni.

Os diretores até a presente data foram os seguintes professores:

  •           Bernadete Torquato de Lucas (1956),
  •           Ruth Chagas Tosta (1966),
  •           Maria Creusa Costa Mendonça (1977),
  •           Berenice Domeniconi Nery (1981),
  •           Ruth Pereira do Nascimento (1982),
  •           Raquel Camacho Belo Ferreira (1986),
  •           João Lopes de Araújo Neto (1992),
  •           Alexandre de Andrade (1998),
  •           Pastor Eduardo Seiji Onishi (2000),
  •           Silvana Mattos Luongo Lopes (2004).
  •           Rute Costa da Silva (2013).
  •           Suely Souza de Oliveira (2014/atual).

Atualmente o Colégio Adventista de Tucuruvi atende nos períodos da manhã e tarde e possui em torno de 800 alunos e a atual diretoria é composta por:

  • Suely Souza de Oliveira – Diretora
  • Elisete Barbosa – Diretora Assistente
  • Fabiano Amemiya -Tesoureiro
  • Ezeni Martins Apolinário Miranda – Coordenadora Pedagógica
  • Lucas Raphael dos Santos - Orientador Educacional
  • Danilo Rodrigues de Abreu - Pastor Capelão

QUEM SOMOS

Os adventistas do sétimo dia começaram sua busca por uma educação integral e de qualidade, com o propósito de oferecer aos seus filhos o preparo acadêmico em conformidade com os princípios cristãos. Em 1875, a Educação Adventista teve seu início com a abertura do Battle Creek School, Michigan, que se destinava a atender os níveis elementares e secundários do Ensino Básico. Desde que surgiu, a rede ampliou sua atuação em todos os continentes, expandindo sua clientela a todos aqueles que simpatizam com sua filosofia e seus métodos.

MISSÃO

Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento integral do educando, formando cidadãos autônomos, comprometidos com o bem-estar da comunidade, da pátria e com Deus.

VISÃO

Ser um sistema educacional reconhecido por sua excelência, fundamentado em princípios bíblico-cristãos.

OBJETIVOS

Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria
Reconhecer e aplicar a Bíblia como referencial de conduta
Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por Deus
Empreender o fortalecimento e o desenvolvimento da mente em favor do bem comum, tendo como ferramenta diferentes fontes de comunicação, informação e recursos tecnológicos
Promover a aquisição de hábitos saudáveis por meio do conhecimento do corpo e das leis que o regem
Oportunizar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da pesquisa e do pensamento reflexivo
Incentivar o serviço desinteressado nos deveres práticos da vida diária, na sábia escolha profissional e na formação familiar, no serviço a Deus e à sociedade
Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores bíblico-cristãos
Favorecer o desenvolvimento da autoestima positiva, do sentido de aceitação e de segurança
Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais: amar ao próximo como a si mesmo

O QUE A EDUCAÇÃO ADVENTISTA PENSA SOBRE RELIGIÃO?

O termo religião comumente é usado referindo-se a alguma denominação específica. Assim, se alguém pergunta a uma pessoa “qual a sua religião?”, ela responderá: “A minha religião é a Católica”; ou, “A minha religião é a Batista”; ou, “A minha religião é a Adventista”; e assim por diante.

Contudo, seu significado e propósito vão além desse uso. Derivado do latim religare, religião é um termo que dá a idéia de “religar”, “restabelecer”, “reconectar”, no sentido de resgatar um relacionamento anteriormente existente, mas que foi interrompido por algum motivo.

No âmbito espiritual, refere-se ao ato do ser humano restabelecer o relacionamento com um Ser Divino, Deus. De modo geral, as escolas estão interessadas em oferecer aos estudantes os conteúdos de cada disciplina, o que entendem ser um programa de educação.

As Escolas Adventistas fazem algo mais, entendem o estudante como um ser humano integral, pleno, holístico, ou seja, alguém dotado das capacidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais, espirituais e que, como tal, deve ser atendido em todas essas dimensões no seu processo educacional.

Afinal, ao ir para a escola ele não leva consigo apenas uma ou duas dessas dimensões e deixa as outras à parte. Ao ir para a escola ele vai como é: um ser humano. Com essa compreensão, a Escola Adventista busca proporcionar, em seu programa de educação, todas as informações necessárias para que o estudante se desenvolva plenamente.

Assim, ele tem acesso aos conteúdos propostos para o aprendizado em cada disciplina (âmbito cognitivo), participa de diversas atividades, como esportivas, sociais, ambientais, arte, lazer e muitas outras (âmbito físico, social e emocional), e também é estimulado a restabelecer e desenvolver amizade com Deus, por meio das aulas de Ensino Religioso, programações especiais e outros procedimentos (âmbito espiritual).

Quando uma pessoa se dispõe a religar-se a Deus, a restaurar esse relacionamento de amizade, é comum que as atitudes de sua vida passem a ser pautadas pelas orientações estabelecidas por Ele, e o que se percebe quando isso ocorre é que a qualidade de vida dessa pessoa modifica-se para melhor, sensivelmente, nos diversos aspectos (saúde, intelecto, relação interpessoal, relacionamento familiar, objetivos de vida, cuidados ambientais e tantos outros).

Oferecer ao estudante uma educação que se limita à transmissão do conhecimento apresentado nos livros, e às explicações desses conteúdos é importante, mas, é deixar de olhar o aluno como de fato ele é. E, negar-lhe o conhecimento de Deus e de Suas orientações, é privá-lo de um conhecimento que proporciona possibilidades de ampliar sua qualidade de vida.

A Escola Adventista vai além. Ela busca olhar e atender o estudante enquanto ser humano, em toda sua completude. Ela oferece o conhecimento necessário para o desenvolvimento cognitivo/intelectual, pratica as atividades apropriadas para o desenvolvimento físico e social, proporciona as relações necessárias para a estruturação emocional, e também oferece o incentivo adequado para a satisfação das necessidades do âmbito espiritual, para o religare.

Assim, por entender que educar é preparar a pessoa para os diversos aspectos da vida, é que a Escola Adventista tem estreita relação com a religião, e estimula sua prática. E a sua visão em relação à religião é aquela exposta acima, de que ela é mais do que o nome de uma denominação, mas uma experiência pessoal de retorno à amizade com Deus, de ter com Ele um relacionamento que promova qualidade de vida e expectativas positivas quanto ao futuro.

Inauguração do Auditório

Construção e inauguração do Auditório do Colégio .

2005

Lanche Coletivo

Em 2015 foi dado início a mais um projeto no CAT em benefício aos alunos e apoio aos pais através do Lanche Coletivo, oferecendo praticidade e alimentação saudável.

2015

Inauguração da Quadra

2015

Reinauguração do Auditório

Trazendo novos benefícios ao Colégio e Igreja local, a reinauguração do Auditório, construído em 2005 aconteceu no dia 12 de março com a presença de autoridades regionais e apresentação do Coral do Colégio.

2016

Escola Cristã de Férias

Ambientes do CAT foram transformados em partes de um castelo da antiga realeza. Alunos inscritos com seus amigos puderam vivenciar momentos agradáveis. O evento aconteceu em parceria entre Colégio e Igreja local.

2016

Projeto Baleia Branca

Projeto de valorização à vida em combate ao jogo suicida "Baleia Azul" Foram 30 desafios lançados e realizados pelos alunos por 30 dias letivos entre os meses de maio e junho.

2017