menu.about

about.history

Escola Adventista de 1º Grau “Olavo Bilac”, fundada no ano de 1956, na Rua Cruz de Malta, 1201 – Tucuruvi com publicação no Diário Oficial no dia 07/06/1956.

Na ocasião, turmas de 3ª e 4ª séries juntas no período da manhã e 1ª e 2ª séries juntas no período da tarde.

Anos depois:

  • 1985 Primeira turma da 5ª série do curso ginasial autorizado pela  diretoria de ensino.
  • 1986 Implantada a 6ª série.
  • 1987 Implantada a 7ª série.
  • 1988 Implantada a 8ª série.

Em 20 de fevereiro de 1992, a Escola Olavo Bilac, mudou-se para o novo prédio na Avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra, 1816 – Parada Inglesa, o nome o colégio mudou para Colégio Adventista de Tucuruvi.

  •            1994 Implantado o Ensino Médio Noturno
  •            1995 Implantado o 2º Grau Regular e Técnico em Contabilidade e encerrado em 1998.
  •            1999 Implantado o curso de nível médio supletivo no Presídio Romão Gomes.
  •            2001 Implantado o curso de Educação Infantil.

As primeiras professoras do Colégio foram Silvia Helena e Alba Filoni.

Os diretores até a presente data foram os seguintes professores:

  •           Bernadete Torquato de Lucas (1956),
  •           Ruth Chagas Tosta (1966),
  •           Maria Creusa Costa Mendonça (1977),
  •           Berenice Domeniconi Nery (1981),
  •           Ruth Pereira do Nascimento (1982),
  •           Raquel Camacho Belo Ferreira (1986),
  •           João Lopes de Araújo Neto (1992),
  •           Alexandre de Andrade (1998),
  •           Pastor Eduardo Seiji Onishi (2000),
  •           Silvana Mattos Luongo Lopes (2004).
  •           Rute Costa da Silva (2013).
  •           Suely Souza de Oliveira (2014 a 2018).
  •           Rafael Ferreira da Silva (2019 a 2022).
  •           Silvana Mattos Luongo Lopes (2023/atual).

Atualmente o Colégio Adventista de Tucuruvi atende nos períodos da manhã e tarde e possui em torno de 800 alunos e a atual diretoria é composta por:

  • Silvana Mattos Luongo Lopes – Diretora
  • Hebert Campos de Oliveira - Tesoureiro
  • Camila Gomes Ferreira Costa - Secretária
  • Myke Araújo Ferreira - Coordenador Disciplinar
  • Sandra Regina da Silva Gangi – Coordenadora Pedagógica Ed. Inf. e Fund I
  • Glaucia Ferreira Scapim - Coordenadora Pedagógica Fund. II e EM
  • Eliene Carvalho Vieira - Orientadora Pedagógica Ed. Inf. e Fund. I
  • Natália Machado de Souza Barros  - Orientadora Educacional Fund. II e EM
  • Jessé Vieira Passos - Pastor Capelão

QUEM SOMOS

Os adventistas do sétimo dia começaram sua busca por uma educação integral e de qualidade, com o propósito de oferecer aos seus filhos o preparo acadêmico em conformidade com os princípios cristãos. Em 1875, a Educação Adventista teve seu início com a abertura do Battle Creek School, Michigan, que se destinava a atender os níveis elementares e secundários do Ensino Básico. Desde que surgiu, a rede ampliou sua atuação em todos os continentes, expandindo sua clientela a todos aqueles que simpatizam com sua filosofia e seus métodos.

MISSÃO

Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento integral do educando, formando cidadãos autônomos, comprometidos com o bem-estar da comunidade, da pátria e com Deus.

VISÃO

Ser um sistema educacional reconhecido por sua excelência, fundamentado em princípios bíblico-cristãos.

OBJETIVOS

Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria
Reconhecer e aplicar a Bíblia como referencial de conduta
Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por Deus
Empreender o fortalecimento e o desenvolvimento da mente em favor do bem comum, tendo como ferramenta diferentes fontes de comunicação, informação e recursos tecnológicos
Promover a aquisição de hábitos saudáveis por meio do conhecimento do corpo e das leis que o regem
Oportunizar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da pesquisa e do pensamento reflexivo
Incentivar o serviço desinteressado nos deveres práticos da vida diária, na sábia escolha profissional e na formação familiar, no serviço a Deus e à sociedade
Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores bíblico-cristãos
Favorecer o desenvolvimento da autoestima positiva, do sentido de aceitação e de segurança
Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais: amar ao próximo como a si mesmo

O QUE A EDUCAÇÃO ADVENTISTA PENSA SOBRE RELIGIÃO?

O termo religião comumente é usado referindo-se a alguma denominação específica. Assim, se alguém pergunta a uma pessoa “qual a sua religião?”, ela responderá: “A minha religião é a Católica”; ou, “A minha religião é a Batista”; ou, “A minha religião é a Adventista”; e assim por diante.

Contudo, seu significado e propósito vão além desse uso. Derivado do latim religare, religião é um termo que dá a idéia de “religar”, “restabelecer”, “reconectar”, no sentido de resgatar um relacionamento anteriormente existente, mas que foi interrompido por algum motivo.

No âmbito espiritual, refere-se ao ato do ser humano restabelecer o relacionamento com um Ser Divino, Deus. De modo geral, as escolas estão interessadas em oferecer aos estudantes os conteúdos de cada disciplina, o que entendem ser um programa de educação.

As Escolas Adventistas fazem algo mais, entendem o estudante como um ser humano integral, pleno, holístico, ou seja, alguém dotado das capacidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais, espirituais e que, como tal, deve ser atendido em todas essas dimensões no seu processo educacional.

Afinal, ao ir para a escola ele não leva consigo apenas uma ou duas dessas dimensões e deixa as outras à parte. Ao ir para a escola ele vai como é: um ser humano. Com essa compreensão, a Escola Adventista busca proporcionar, em seu programa de educação, todas as informações necessárias para que o estudante se desenvolva plenamente.

Assim, ele tem acesso aos conteúdos propostos para o aprendizado em cada disciplina (âmbito cognitivo), participa de diversas atividades, como esportivas, sociais, ambientais, arte, lazer e muitas outras (âmbito físico, social e emocional), e também é estimulado a restabelecer e desenvolver amizade com Deus, por meio das aulas de Ensino Religioso, programações especiais e outros procedimentos (âmbito espiritual).

Quando uma pessoa se dispõe a religar-se a Deus, a restaurar esse relacionamento de amizade, é comum que as atitudes de sua vida passem a ser pautadas pelas orientações estabelecidas por Ele, e o que se percebe quando isso ocorre é que a qualidade de vida dessa pessoa modifica-se para melhor, sensivelmente, nos diversos aspectos (saúde, intelecto, relação interpessoal, relacionamento familiar, objetivos de vida, cuidados ambientais e tantos outros).

Oferecer ao estudante uma educação que se limita à transmissão do conhecimento apresentado nos livros, e às explicações desses conteúdos é importante, mas, é deixar de olhar o aluno como de fato ele é. E, negar-lhe o conhecimento de Deus e de Suas orientações, é privá-lo de um conhecimento que proporciona possibilidades de ampliar sua qualidade de vida.

A Escola Adventista vai além. Ela busca olhar e atender o estudante enquanto ser humano, em toda sua completude. Ela oferece o conhecimento necessário para o desenvolvimento cognitivo/intelectual, pratica as atividades apropriadas para o desenvolvimento físico e social, proporciona as relações necessárias para a estruturação emocional, e também oferece o incentivo adequado para a satisfação das necessidades do âmbito espiritual, para o religare.

Assim, por entender que educar é preparar a pessoa para os diversos aspectos da vida, é que a Escola Adventista tem estreita relação com a religião, e estimula sua prática. E a sua visão em relação à religião é aquela exposta acima, de que ela é mais do que o nome de uma denominação, mas uma experiência pessoal de retorno à amizade com Deus, de ter com Ele um relacionamento que promova qualidade de vida e expectativas positivas quanto ao futuro.